Caracterizando Parceiros Sexuais Masculinos de Raparigas Adolescentes e Mulheres Jovens em Moçambique


PDF document icon Characterizing Male Sexual partners of AGYW_Mozambique_FS-18-286 PT.pdf — PDF document, 1,912 kB (1,958,667 bytes)

Author(s): MEASURE Evaluation

Year: 2018

Caracterizando Parceiros Sexuais Masculinos de Raparigas Adolescentes e Mulheres Jovens em Moçambique Abstract:

Mundialmente, as raparigas adolescentes e mulheres jovens (AMJ), de 15 à 24 anos, são desproporcionalmente afectadas pelo HIV/SIDA (Karim, Baxter, & Birx, 2017; Dellar, Dlamini & Karim, 2015). Em países com epidemias generalizadas do HIV na África Subsaariana, a adolescência marca um aumento na prevalência do HIV e o surgimento, e expansão dramática, das disparidades de género no HIV (Idele, et al., 2014). Estimativas recentes de sete países africanos descobriram que a prevalência do HIV entre mulheres com idades de 15 à 25 é mais do que o dobro de suas contrapartes masculinas (Brown, et al., 2018).

Apesar do mandato epidemiológico urgente e dos direitos humanos para ajudar as AMJ a permanecerem livre do SIDA, a programação nessa área tem tido um sucesso limitado. Menos da metade das AMJ que vivem com o HIV conhecem o seu status do HIV (Brown, et al., 2018), e o aumento da utilização de tratamento e as taxas de supressão viral global entre os adolescentes e os jovens, especialmente entre as mulheres, são extremamente baixas (Lamb, et al., 2014, Auld, et al., 2014, Denison, et al., 2015). Além disto, enquanto outros grupos etários tiveram declínios de mortes relacionadas com o SIDA, os adolescentes pelo contrário, tiveram as mortes relacionadas com a SIDA aumentarem em cerca de 50 por cento, entre 2005 e 2012 (Idele, et al., 2014).

Uma estratégia é prevenir que os parceiros sexuais masculinos das AMJ, que são HIV negativos, adquiram o HIV, e também reduzir a infecciosidade dos parceiros masculinos que são seropositivos. Esta estratégia requer informações sobre as características dos parceiros sexuais masculinos das AMJ, de modo que o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através da Iniciativa Determinada, Resiliente, Capacitada, Livre de SIDA, Aconselhada e Segura (DREAMS) —http: // www. dreamspartnership.org— convocou missões da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento

Internacional (USAID) no exterior para resolver esta lacuna de conhecimento através de estudos sobre as características dos parceiros sexuais masculinos das AMJ. A USAID/Moçambique solicitou a MEASURE Evaluation (Avaliação MEASURE), financiada pela USAID e pelo PEPFAR, para estudar as características de homens que se envolveram recentemente em relações sexuais com as AMJ. Este trabalho segue as linha dos esforços da MEASURE Evaluation para controlar a epidemia do HIV. O estudo resultante buscou respostas para as seguintes questões de pesquisa:

1. Quem são os parceiros sexuais das AMJ?

2. Se os comportamentos sexuais de risco entre as AMJ e os seus parceiros masculinos estão associados à certas características do parceiro sexual?

3. Em que medida os parceiros sexuais masculinos das AMJ estão usando, ou estão dispostos a usar, os serviços de HIV/AIDS?

Find the English language version of this brief here: https://www.measureevaluation.org/resources/publications/fs-18-286

Filed under: Sexual Behavior , Adolescent Girls