M&E of HIV/AIDS Programs (Portuguese)

Seminário Nacional sobre os Conceitos Básicos em Monitoria e Avaliação (M&A) para o Conselho Nacional de Combate ao SIDA - CNCS Moçambique

Em colaboração com UNAIDS

Esta página contém 5 módulos, apostilas e outros materiais referentes ao treinamento sobre os Conceitos Básicos de Monitoria e Avaliação que foi implementado pela MEASURE Evaluation e UNAIDS em Fevereiro 2011. Trata-se de uma capacitação para treinadores a nível nacional que oferece intensivo treinamento sobre os conceitos fundamentais de monitoria e avaliação com o objetivo de aumento e fortalecer a capacidade técnica do Conselho Nacional de Combate ao SIDA em Moçambique. Durante o seminário, os participantes ganharam experiência prática em conceitos básicos de epidemiologia, conceitos e importância da M&A, indicadores, sistemas de informação e parcerias em M&A, fazendo exercícios e trabalhando em pequenos grupos. Estes grupos, em seguida, apresentaram os resultados para discussão em plenário.

Após a conclusão deste treinamento, os participantes serão capazes de entender o papel da M&A nos programas de HIV/SIDA e realizar um processo de replicar o treinamento para os distritos e as ONGs nas províncias com o objectivo de melhorar o desempenho da M&A, tal como:

Reforçar os mecanismos dos fluxos de informações;

Monitoria e fortalecimento do uso de novos instrumentos para a coleta de dados;

Monitoria e fortalecimento da utilização de bases de dados eletrônicas para o agrupamento de dados como uma ferramenta  para análise, divulgação e utilização de dados.

O treinamento é composto de manuais do participante e do facilitador, bem como apostilas, planilhas e testes.


 Todos os materiais:

Sessão 1. HIV e SIDA: Situação epidemiológica

Sessão 2. Conceitos e importancia de Monitoria e Avaliação

Sessão 3. Indicadores

Sessão 4. Sistema Informação

Sessão 5. Parcerias Colaboração