Treinamento Regional sobre Conceitos Básicos em Monitoria e Avaliação

Ministério da Mulher e da Acção Social – MMAS Moçambique

Esta página contem todos os módulos elaborados para a condução do treinamento, bem como o material distribuído aos participantes sobre os conceitos básicos de monitoria e avaliação, como parte integrante do processo de fortalecimento da capacidade técnica do Grupo de Monitoria e Avaliação do MMAS em Moçambique, através do Projecto MEASURE Evaluation. Foi um curso regional, abrangendo os técnicos pontos focais de M&A dos MMAS das 11 Províncias de Moçambique.  O objectivo do treinamento foi de capacitar o grupo de M&A (núcleo e pontos focais) sobre os fundamentos básicos da monitoria e avaliação para realização de actividades de acompanhamento dos projectos/programas, de maneira a subsidiar o processo de tomada de decisão. Durante o treinamento, a metodologia aplicada foi de forma dirigida através de exposições dialogadas e participativas com a complementação por meio de exercícios práticos, formação de grupos de trabalho e discussões em plenária para debater sobre os processos, produtos e resultados.

Todos os módulos estão apresentados aqui, e incluem: Análise do Problema (Decision Tree); Introdução a Monitoria e Avaliação (M&A); Tipos de M&A; Estruturas de M&A; Modelo Lógico; Quadro de Resultados; Quadro Lógico; Indicadores; Plano de M&A; Sistema de Informação; Relatórios e Uso da Informação para Gestão.

O conteúdo dos módulos e dos materiais de apoio para este treinamento foram elaborados e adaptados pela equipe da MEASURE Evaluation Moçambique, Sergio Lins – Assessor de M&A e Maria João Nazareth – Assessorar de M&A em Moçambique. O currículo elaborado foi apoiado e discutido com os seguintes parceiros liderados pela MEASURE Evaluation em Moçambique: Save the Children; UNICEF; World Vision; WFP e Projecto FORTE Saúde. Para atender aos objectivos propostos desta estratégia de fortalecimento técnico em M&A foram utilizados como referência os conteúdos teóricos e práticos sobre assuntos de M&A, relativos aos múltiplos treinamentos conduzidos pela MEASURE Evaluation em diversos países e com a parceria das seguintes Universidades: UNC; Tulane University; Mahidol University e Instituto Nacional de Salud Pública – INSP México.

 

Todos os Modulos (arquivo zip)

 

Capacitação em Monitoria e Avaliação Apresentação

 

  1. Identificação do problema
  2. Conceitos de Monitoria e Avaliação
  3. Tipos de M&A
  4. Estruturas de M&A
  5. Modelo Lógico
  6. Quadro de Resultados
  7. Logical Framework
  8. Indicadores
  9. Planos de Monitoria e Avaliação
  10. Sistema de Informação
  11. Por que escrevemos relatórios?
  12. Uso da informação como instrumento de gestão

 

Conteúdo Relacionado

Manual do Aluno Formação Básica em Monitoria e Avaliação 

Bibliografia

MailLinkedInTwitterFacebook
share this